Saturday, February 5, 2011

A importância dos alongamentos no contexto do exercício físico

Algumas dicas importantes a não esquecer no momento do alongamento

a) Conhecer os nossos limites


Aprender a conhecer os nossos limites, para que dessa forma não se exagere de modo a evitar serias lesões. Esta actividade não é realizada para provocar dor, apenas um ligeiro desconforto e tensão muscular. Evitar o esforço para além disso. Evitar insistências, respeitar o tempo de alongamento

b) Não alongar uma lesão

Se estiver magoado não provoque mais dor, utilize sim RICER – Rest, Ice, Compression, Elevation and Referrel, ou seja, descanso, gelo, compressão, elevação e consulte um médico, não insista na dor! Se cumprir estes requisitos vai sem dúvida recuperar mais rápido.



c) Aquecimento antes da prática de qualquer exercício físico

Os nossos músculos antes do aquecimento têm muito pouca elasticidade, se os tentarmos alongar ao seu máximo temos uma grande probabilidade de lesão – 5 a 10 minutos de trabalho cardiovascular seria suficiente.

d) Alongar antes e depois do exercício

No primeiro caso vai evitar lesões, aumento da amplitude dos movimentos e deste modo preparando o músculo para o exercicio. No final do treino para evitar as dores pós treino ( soreness response), ajuda a relaxar e descontrair toda a musculatura.

e) Atenção à postura


má postura e técnicas incorrectas podem levar a desequilíbrios musculares e lesões várias. Quando o exercício é mal executado para um determinado grupo muscular podemos comprometer outros sem nos apercebermos. Deve estar atento ao pormenor para que todo o processo decorra bem.

f) Atenção especial aos grandes grupos musculares para um rendimento máximo
Apesar de apenas exercitar um número reduzido de músculos no seu treino, não deve apenas alongar aqueles em particular. Deve no entanto dar particular importância aos grandes grupos musculares.

g) A respiração e o alongamento

Uma correcta forma de respirar promove e facilita o movimento. Assim uma respiração calma e não forçada ajuda a relaxar os músculos facilitando o alongamento. O mais importante é saber o momento de respirar e expirar. Deste modo deve expirar qunado inicia o alongamento e respirar de volta à posição inicial. Para o caso de ter alguma dificuldade inicial o importante é respirar, é proibido suster a respiração seja por que razão for.

Victor Jorge, 2011

1 comment:

jacques said...

COMO COMBATER A FADIGA MUSCULAR SEM INGESTÃO DE COMPLEMENTOS ALIMENTARES OU REMÉDIOS ?


Com o Gel RELAX da linha AKILEINE SPORT. linha oficial da seleção da França dos jogos olímpicos de Pekim e outros.

O gel é usado para prevenir e combater a fadiga esportiva de competição . Promove descontração muscular após o esporte e preparação esportiva


MODO DE AÇÃO

Age sobre as causas especificas da fadiga muscular, aportando aos músculos os elementos naturais que permitem:
1. Eliminar o acido láctico acumulado durante o esforço esportivo
2. Favorecer a recarga em potássio intracelular


ESTUDOS DE EFICACIA MENSURAVEL:

Estudos laboratoriais de tolerância em teste de uso
Após 1 semana de uso, duas vezes ao dia, a tolerância foi julgada excelente por todos os voluntários.83% dos voluntários tiveram prazer em utilizar este gel e 58% ficaram satisfeitos com a sua utilização
consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

www.asepta.com ( da França )
www.asepta.com.br ( no Brasil )

No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar. Ate pela internet com a Dermatan, Dermexpress e Pharmaweb entre outros................